https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
HOMENS DE ESPÍRITO LIVRE
Um espírito livre sempre irá incomodar os homens que vivem na mentira e na hipocrisia; pois manifesta o talento de ir na contramão dos comportamentos viciados e pevertidos dos homens desprovidos de humanidade.

Um espírito livre vive uma vida de sonhos e de boas recordações, sempre reescrevendo  novos momentos de sua história ao ser impulsionado por uma ânsia de viver; faz, sem demora, nascer dias inesquecíveis com a força de sua jovialidade...

Um espírito livre sabe degustar e provar o sabor das doces saudades...Quando tem boas oportunidades, faz questão de retornar as terras antigas que lhe trouxeram hospitalidade, de modo a rever seus irmãos de alma e seus familiares do coração com o mesmo encanto e sorriso de outrora.

Um espírito livre, em vez de viver preso na roda dos bajuladores, dos escarnecedores e das pessoas mais infames, se mantém corajoso para não se deixar levar por determinadas tendências.Ele se mantém firme e cheio de bravura ao resistir aos apelos mais suspeitos, haja vista o discernimento que possui para não sucumbir a corrupção e a degradação de uma existência inautêntica.

Um espírito livre se for preciso, prefere viver solitariamente para não perder o que há de mais valoroso em seu ser: a liberdade de ser si-mesmo frente as situações mais desafiadoras

Ainda que a maioria das pessoas prefiram viver como escravas, homens de espiríto livre decidem ser autonomos para expressar suas virtudes, como por exemplo: íntegridade, honestidade, sublimidade espiritual, responsabilidade, amor, caridade e compaixão. Pois tais virtudes mencionas, são maneiras criativas de um homem virtuoso anunciar, com toda a força de sua personalidade, o espirito sereno da graça e da libertação aos homens por intermédio do amor de Deus.

Um espirito livre é aquele que, onde estiver, toma a firme resolução de semear pensamentos, ideias, projetos, valores e crenças como forma de manifestar o que há de mais belo e poético no seu ser; e como maneira de manifestar as suas potencialidades imbuídas de humanidade.

E, mesmo que haja dificuldades no meio do caminho, um espírito livre faz questão de se munir de disciplina e de discernimento para não deixar que nada impeça a concretização de seus mais singelos e verdadeiros sonhos.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 25/11/2016
Alterado em 08/12/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários