https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
UMA BREVE AUTOBIOGRAFIA REFLEXIVA (VERSÃO EXTENDIDA)
Inspirado pelo pensamento de alguns filósofos, pelo lirismo apaixonado dos poetas, pelo êxtase dos místicos, pela revelação dos profetas e pelo estilo linguístico dos livres-pensadores, faço questão de conciliar poesia e reflexão filosófica, sem deixar de lado os ensinamentos de Cristo na maior parte do que escrevo.

Na medida em que me inspiro em inúmeras ideias e perspectivas filosóficas, religiosas e poéticas, faço questão de utilizar o recurso da escrita e a faculdade da imaginação como forma de disseminar os meus conhecimentos e a poesia que irradia do mais abissal do meu ser.

Escrever é uma maneira encontrada pelos poetas de transmitir suas catarses, seus amores, suas paixões e suas aventuras através de uma linguagem peculiar, uma linguagem que quebra os paradigmas propostos pelas normas sociais, pelas ideologias e pelos modismos mais irrefletidos.

Escrever é, portanto, um grande alívio; é sempre uma forma que encontro para ressaltar as minhas aptidões mais autênticas. Pois é por intermédio dessa fascinante arte que tenho a chance de comunicar minhas ideias, meus sentimentos, meus estases, minhas esperanças, meus fascínios e todo o amor que tenho pela minha vida, pelos seres vivos e pelas almas.

Os elementos mais essenciais que integram minhas reflexões e poesias, têm o propósito de afirmar a importância de uma vida Cristã autêntica e de uma existência capaz de triunfar sobre a morte, o sofrimento, a dor e a alienação pela via do poder da graça divina. Ou seja, pelo caminho da transcendência em Deus.

Há, portanto, temas que considero imprescindíveis para uma profunda reflexão sobre o ser humano, tais como: a caridade, a compaixão, o amor, o perdão, a angústia, o sofrimento, a redenção, as experiências inter/intrapessoais, as lembranças e a liberdade. De fato, são esses assuntos que povoam a totalidade do que escrevo. Em muitas das minhas reflexões e poesias, procuro evidenciar as nuances do meu psiquismo e a poesia que promana dos meus anseios, desejos, inquietações, interesses e vivências que marcaram para sempre a minha história pessoal, considerando as antinomias da existência humana no mundo. 

Falando um pouco mas de mim, sou um amante da sabedoria em busca de experiências que enriquecem a alma, assim como todo estudante entusiasmado pelos saberes que norteiam a vidas dos seres humanos e também um apaixonado pela arte de escrever em prosas e em versos. Por isso, vivo na esperança de expressar sempre algo que edifique a alma do leitor, semeando ideias valiosas para quem busca mergulhar no universo da leitura, e trazendo contribuições para compreendermos o nosso mundo atual. 

Tanto a leitura dos clássicos da literatura, quanto o estudo dos grandes pensadores da humanidade, são fontes de onde extraio ideias para as minhas composições poéticas, bem como para as minhas longas reflexões sobre o sentido das vivências humanas.

A vida é uma rica combinação de experiências marcantes, de transformações radicais e de descobertas capazes de nos tirar do conformismo habitual. Quando descobri que podia dizer o que sinto e penso por intermédio da escrita; quando descobri o rico universo dos livros enriquecidos pela genialidade de quem os produziu; quando descobri que as leituras dos poetas e dos livre pensadores poderiam descortinar um universo rico de experiências marcantes; e também quando descobri o sentido da vida pela via do amor sublime de Deus pela minha alma, decidi de todo meu coração partilhar minhas ideias, minhas epifanias e toda o lirismo que brota do meu ser, um lirismo peculiar que se revela para todos aqueles que porventura estejam dispostos a ler o que busco exprimir de mais verdadeiro.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/01/2017
Alterado em 22/10/2020
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários