https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
SUPERANDO AS FATALIDADES DA VIDA
Na vida certos acontecimentos são inevitáveis e às vezes somos vítimas de um fatalismo difícil de lutar; no entanto, isso não significa que devemos cair num niilismo cego ou num pessimismo sem transcendência; ao contrário, podemos dar um sentido à nossa vida, criando, a partir do vazio em que somos lançados, possibilidades redentoras, pois é a capacidade de achá-las, quando parece não haver sequer um resquício de esperança, o que nos conduz ao caminho da tão almejada liberdade! Podemos fazer isso de várias formas e cada um, na sua própria solidão e singularidade, deve encontrar o seu caminho, sendo dispensável, portanto, receitas pré-fabricadas e vendidas no mercado. O máximo que um profissional, que lida com o sofrimento humano, pode fazer, no caso o psicólogo, é auxiliar o seu paciente a descobrir, ele próprio, as suas vias de superação, nem que para isso as ilusões sejam trazidas a tona e as verdades mais duras sejam descobertas pelo mesmo. A esperança é sempre uma tênue chama em meio a escuridão do desespero; e na medida em que decidimos com força de vontade nos manter fortes e perseverantes frente as dificuldades da vida, conseguimos compreender o significado de estar vivo, até que possamos um dia testemunhar a nossa superação contra os imprevistos e as fatalidades que ameaçam nossos sonhos mais significativos.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 19/01/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários