https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
A ARTE COMO EXPRESSÃO DO CORAÇÃO
Muitas vezes, em nossa vida, é necessário aquela explosão interior para dizer verdadeiramente quem somos! A arte é um meio intensamente eficaz que nos possibilita expressar dessa forma; é por isso que vemos nas obras criadas pelos grandes artistas a expressão do interior de cada um, um mundo que revela de forma sincera e apaixonada conteúdos repletos de simbolismos, metáforas e demais figuras de linguagens. Os artistas são capazes de exprimir, a sua maneira, as verdades do mundo e das sociedades, de tal maneira que os seus apreciadores se sentem logo identificados com tamanha profundidade de espírito! Há muitos casos de pessoas que adoecem quando sentem dificuldades em exteriorizar seus sentimentos, para isso é necessário coragem para trazê-los à tona; e são os artistas os que mais conseguem demonstrar o que se passa em seu psiquismo...Ora, quanto mais angustiado é um indivíduo, mais profundo e rico ele consegue ser; e quanto mais sensibilidade formos cada um de nós dotados, mais doçura de alma manifestaremos enquanto contemplamos uma obra de arte; ou então, mais nos elevamos pela fé enquanto vivenciamos uma transcendência em Deus. A angústia é, sem dúvidas, um estado de espírito que nos possibilita sair da alienação em busca de outras alternativas de vivência; é só quem está aberto a ela consegue produzir obras de valor perene. As linguagens das manifestações artísticas, quando irradiam vivacidade, genialidade, sinceridade, cadência e ternura, sempre carregam consigo as preocupações, as inquietações e as revoltas de uma época; mas também são geniais o suficiente para transcenderem as eras, propiciando uma verdadeira compreensão da condição humana. A arte genuína é, portanto, uma manifestação que brota do coração, numa tentativa espontânea e frutífera de revelar uma percepção e uma perspectiva para os seus apreciadores. A arte mais genial é aquela que é capaz de  iluminar os seus apreciadores através de uma linguagem provocativa, sendo capaz de despertar as consciências individuais com o vigor e a novidade de sua linguagem, e com a riqueza de seu conteúdo abordado.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/01/2017
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários