https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
AS POSSIBILIDADES DE SENTIDO
Durante a nossa existência, temos a oportunidade de descobrirmos novas maneiras de ser e, a partir daí, traçar itinerários mais salutares e aprazíveis; ao mesmo tempo, temos a mobilidade para desconstruir aqueles conhecimentos, ideias e práticas que pensávamos que poderiam nos edificar. A vida é, sem dúvida, uma incrível jornada em direção às rotas imprevisíveis das novas aspirações, das novas esperanças, das novas ideias, das novas experiências e das novas relações interpessoais. Um ser humano aberto à renovação e às novas possibilidades existenciais, é aquele que aprendeu que a vida humana não é estática e sem movimento, uma vez que ela é um fenômeno que está em constante transformação (no qual se defronta com suas possibilidades de ser no mundo); a vida é, portanto, um ribeiro permeado pelas águas das mudanças e das imprevisibilidades. Enquanto vivermos nesse mundo, lutaremos por dias melhores; mas não estamos longe de tropeçarmos e de nos reerguermos. Também a cada instante temos a oportunidade de aprendermos e, às vezes, de reaprendermos em cima do pouco que já sabíamos; de modo que as possibilidades que se descortinam diante de nosso porvir são sempre imprevisíveis e repletas de surpresas. De fato, penso que tudo o que se mostra para cada um de nós, é sempre uma chance para extrairmos experiências valiosas, inesquecíveis e até mesmo inefáveis. Ademais, em cada experiência, sempre interagimos com um fenômeno específico; e em cada fenômeno, damos um significado original e inalienável, até porque cada ser humano percebe o mesmo fenômeno de maneira distinta, embora possa haver percepções semelhantes, percepções essas em condições de estabelecerem um diálogo fecundo entre si. Sem dúvidas, as experiências de cada ser humano são sempre únicas e por serem únicas, possibilitam que o seu valor aprimore o entendimento de outros seres humanos abertos ao diálogo e à compreensão. As experiências mais inefáveis dão vida aos nossos sonhos e as tênues chamas de nossas esperanças. Todavia, só conseguimos nos manter vivos e esperançosos se enriquecermos a vida de relações saudáveis, de memórias inexauríveis daqueles momentos que passamos com nossos entes amados, de experiências imbuídas de sabedoria, de projetos elevados e de anseios sinceros que nunca se apagam enquanto estivermos vivos. De uma maneira mais profunda, só conseguimos nos manter firmes e perseverantes se a nossa existência estiver fortalecida por um verdadeiro sentido que oriente, sobretudo, nossa liberdade de ser, de sonhar e de amar.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 04/04/2017
Alterado em 05/04/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários