A ELABORAÇÃO DO PERDÃO
A elaboração do perdão significa uma maneira criativa e bem-aventurada de uma vida humana conseguir se curar de um mal que o feriu no mais abissal do seu ser. Essa atitude de perdoar acontece quando uma pessoa, mesmo com todas as dificuldades que ela possui, ainda é capaz de iluminar o seu coração com uma paz que desconcerta qualquer vontade de exercer um ato violento de vingança. Certamente essa conquista é para quem soube produzir frutos doces e salutares mesmo atravessando caminhos desertos e cheios de escuridão. O maior triunfo de um ser humano ocorre quando aprende a aquietar a sua alma, num exercício que requer meditação, foco para não deixar os pensamentos nagativos o dominar e orações ao Deus de sua vida, sem precisar apelar para subterfúgios ilusórios como forma de destruir com suas mãos o mal que acampa ao seu redor. Na verdade, ao tentar fazer isso, não percebe que o mal que ele objetiva aniquilar está ainda mais vivo no seu íntimo. Essa falta de cuidado o transforma no agente das mais ferozes atrocidades. O caminho mais seguro para derrotar esse mal é o resgate de sua prórpria humanidade através de um singelo ato de perdão que, em vez de humilhá-lo na cegueira da degeneração moral, o torna surpreendentemente dignificado e verdadeiramente capaz de ensinar até mesmo aquele que o feriu sobre o que é ser grande mesmo em meio a tanta injustiça e aviltamento.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 16/02/2020
Alterado em 16/02/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.