https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
AS CILADAS DAS APARÊNCIAS
Quantas monstruosidades não são escondidas sob uma fina aparência de respeitabilidade! Quantas dores não se ocultam por trás de belos sorrisos e de admiráveis carícias públicas! Quantas amarguras não ficam acumuladas no decorrer de um elo onde há uma enorme escassez de amor e verdade! Quantas perdas não sofrem as famílias quando os seus únicos ideais é uma vida prolongada de aparências, restando pouco espaço para a verdadeira arte de se doarem de corpo e alma! E muitas pessoas, por acharem que não vale a pena pensar na sua condição e por dispensarem o trabalho mútuo que poderia fazê-las atingir a humildade, a maturidade e a consciência do que é relacionar-se, agem como se essa vida a dois (tão desprovida de empatia e calor recíproco de afeto) fosse o suficiente para levarem adiante o andamento de uma relação, suprimindo qualquer chance de um diálogo promissor e de um confronto verdadeiramente salutar, o qual não tem nada haver com uma relação de poder e de dominação. Pois mal sabem elas que pode existir no seu recanto mais escondido algo extremamente nocivo e doentio agindo nos bastidores, muitas vezes atuando de forma desonesta e, desde então, pondo tudo a perder. O ponto de equilíbrio nunca pode ser alcançado quando se deixa adormecido e intocável os conflitos que se acumulam ao longo dos anos, às vezes requer o reconhecimento de que algo precisa melhorar por parte de ambos os lados e a ânsia conjunta de que a vitoriosa restauração tem mais valor do que a fracassada separação. Mas tal harmonia só se torna possível quando a cumplicidade gerada pela força criadora do amor consegue devassar até mesmo as dissonâncias e desvelar os conflitos mais difíceis de verbalizar, ao ponto de envolver toda a energia das duas almas em busca constante de uma duradoura e assertiva união.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 14/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários