https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
REFLEXÕES PARA UMA PSICOLOGIA PROFUNDA
Uma psicologia que faz jus ao ser humano e que presta atenção ao que também não pode ser mensurável (mas que existe de forma latente no indivíduo), seria aquela que busca valorizar todos os aspectos vitais a comporem a sua totalidade, nunca fazendo reducionismos e tampouco desconsiderando os aspectos comportamentais, sócio-culturais, psicofísicos, inconscientes, ontológicos e espirituais do paciente. Uma abordagem que problematiza a vida humana a partir de sua integralidade, sempre tendo em vista o ser humano no seu apelo por ajuda, certamente tem maiores chances de identificar a origem de seus sofrimentos e auxiliar na sua resiliência em meio as vivências angustiantes e traumáticas. Como também, poderá propiciar um espaço para que algumas das nuances de seus problemas pessoais sejam, dentro do possível, desembaraçadas pela própria linguagem do paciente, a qual provavelmente apontará caminhos para que o mesmo enxergue as suas antinomias e conflitos existenciais. Nessas horas, o respeito pela vida através da escuta compreensiva é fundamentável, o que pode levar uma pessoa a um espontâneo encorajamento que fará descortinar os sentidos que podem ser incorporados de forma positiva no seu ser no mundo e no seu ser com os outros, pois ao se sentir compreendido e acolhido, se sentirá mais livre para articular aquilo que parece ser tão difícil de ser desvelado até para si mesmo.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 22/05/2020
Alterado em 03/07/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários