https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
INTEGRIDADE PARA UMA VIDA MAIS FELIZ
Ficar, sempre que for possível, longe do efeito manada e do conformismo social é a melhor maneira de nos aproximarmos da resplandecente verdade que há de nos libertar. Talvez seja isso que o nosso Redentor quis dizer quando nos exortou para fugirmos em direção aos montes. E toda pessoa íntegra é aquela que, mesmo com todas as esquisitices e as excentricidades que lhes são próprias, prefere manter o privilégio de ser ela mesma e ter a ousadia da auto-aceitação, em vez de se resignar covardemente aos apelos sociais tão aculturados pelas meias-verdades e pelos grandes enganos de nossa era! O conformismo com as superficialidades e os modismos é um sinal de nossa ausência de senso crítico e de nossa cegueira espiritual. Só nos mostra, portanto, a nossa adesão a uma vida de escravidão sem grades. Já a intrepidez para assumirmos a nossa não-adesão e o nosso inconformismo contra tudo o que pode nos submeter ao jugo de uma alienação em seu nível mais degradante, só nos torna mais fortes para sermos bons vencedores contra nossas inclinações ao erro e mais livres em nossos anseios de respirar os bons ares da sabedoria. Essa aptidão nos faz trilhar o caminho de uma verdadeira retidão: o nosso guia perfeito para uma vida mais feliz.  
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 21/06/2020
Alterado em 21/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários