https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
OS ATUAIS DISCURSOS DE ÓDIO
Em nosso século, os discursos de ódio ainda são produzidos em larga escala; porém, a única coisa que mudou do século passado para cá é o fato de existir muitíssimas inverdades mesmo entre aqueles que se dizem trabalhar pelo bem e pela igualdade de todos. Essas pessoas que outrora tinham menos influência, adquirem hoje maior voz representativa e maior poder persuasivo sobre as massas, de tal modo que buscam silenciar quem pensa diferente e justificam o seu rancor em nome da causa que lutam. Com o tempo, foram eles que passaram a ser eles próprios os opressores, ainda que queiram denominar os seus atos como heroicos e revolucionários. Em nossos dias, apesar dessas narrativas aparentemente darem a impressão de fomentar a verdade e a igualdade, estão carregadas de sutilezas retóricas nefastas, de intenções que só visam privilegiar um grupo minoritário, de contradições inconciliáveis e de incongruências que só cheiram a hipocrisia. Infelizmente, a maior parte das ideologias que defendem os menos favorecidos e injustiçados, se perdem no auto-engano ao dissimular o seu ódio mais execrável (muitas vezes cometendo crimes hediondos) com palavras adocicadas de luta e de transformação social. É verdade que qualquer ato de injustiça deve ser repudiado, porém, desenvolver uma narrativa generalizadora e autoritária; opressora e dogmática, cujo objetivo é alavancar apenas a supremacia de um grupo, se torna no mínimo uma atitude unilateral que, em vez de trazer a equidade social, só consegue promover ainda mais a violência e a desumanidade, atingindo principalmente a estrutura sagrada da família.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 25/07/2020
Alterado em 19/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários