https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
AS ALEGRIAS DE UMA VIDA
Há alegrias fugazes que nos incendeiam e depois se apagam para nunca mais se inflamarem.E há aquelas alegrias que permanecem em nós, mesmo quando somos invadidos por ondas de sofrimento. Eu me refiro a alegria de uma certeza interior de que somos abençoados por Deus em maio as lutas mais arduamente travadas e de uma esperança invencível que nos faz acreditar profundamente na existência do amanhã de nossa vitória.

Há alegrias anestesiantes que viciam a alma e a deixam escrava de tais sensações entorpecentes. O seu efeito seduz com a sua intensidade, cujo poder é tirar a lucidez e a temperança de uma vida humana  E há alegrias que colocam o ser humano no estase infinito da verdade e na ternura de um consolo libertador e cativante. Em sua força contagiante, ele é levado a uma descoberta de si mesmo e a um sublime estado de graça.

Há alegrias que duram uma noite, alegrias essas que se dissipam tão logo uma dificuldade surge na vida! E há alegrias que perduram por toda a nossa existência, até porque a sua intensidade, a sua beleza e a sua verdade marcam definitiva e positivamente o nosso íntimo. E, então, a nossa memória não faz outra coisa senão revisitar de tempos em tempos a aurora desses dias abençoados e repletos de vida.

Há alegrias que parecem ser alegrias, mas no fim se revelam ilusórias; infelizmente, as suas promessas são perdidas para sempre em meio as recordações cheias de obscuridades e vazios. E, por fim, há alegrias que são, sim,  verdadeiras alegrias! Pois pode passar o tempo que for: elas sempre serão evocadas com cores agradáveis; e também são perfeitas e saudáveis para serem guardadas nos recantos do coração para preenchê-lo com as centelhas das boas novas. Tais alegrias são,efetivamente, a quinta-essência de uma vida perseverante no que diz respeito a realização do seu mais evidente sentido e propósito.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/08/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários