https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos
SER MAIS FORTE DO QUE MINHA CONDIÇÃO
Ser mais forte do que a minha própria condição, como já havia pensado Camus, é ter dentro de mim todos os motivos para ser uma pessoa fria e sem qualquer senso de justiça e dignidade humana, e mesmo assim fazer o oposto do que as mazelas da vida ensinam de forma tão terrível. A maior das liberdades é eu ser, com todas as forças do meu ser e a energia de uma fé renovadora, alguém que decidiu não se tornar como os demais unicamente porque é mais confortável e seguro para uma ''boa aceitação social''. Pelo contrário, em vez de eu ser como o que o outro me diz e me determina, em vez de viver em resignada conformidade com o jogo sujo do meio em que eu vivo, lutar para ser eu mesmo com as minhas próprias considerações, ideias e entendimentos do mundo, da vida e da existência; como também, conseguir de forma corajosa me alicerçar de criatividade e sabedoria para manter o triunfo de minha integridade pessoal e para não deixar morrer a fonte do amor e da verdade desde o mais profundo do meu ser até a minha superfície, fonte sobre a qual eu possa estabelecer uma conexão, uma religação e uma aproximação, fazendo então com que eu descubra o sagrado e o divino no meu coração. Quem sabe, a partir desse esforço heroico, eu consiga obter a melhor compreensão do que é ser a própria imagem e semelhança desse ser divino que habita em mim, mesmo havendo tão pouco incentivo humano para isso?
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 15/10/2021
Alterado em 15/10/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários