https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos

DA EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

Uma experiência de quase morte, por mais que propicie uma certa desesperança, pode ser fundamental para obtermos uma compreensão de quem somos e para vermos o despontar de uma nova vida, o seu surgimento progressivo que favorece a busca pelo seus significados e a consciência de nossa finitude existencial. Eis aqui o renascimento simbólico do ser em busca de sua própria essência e na descoberta de sua própria alma. É dessa experiência simbólica de quase morte ou uma morte em vida, que uma individualidade descobre o seu potencial para a individuação, tão logo ele passa a ressignificar a sua própria existência. E a psicoterapia, tão importante para o autocuidado, é um espaço ou ambiente possível para que ocorra essa vivência. E permite, principalmente, o estabelecimento da confiança, do amor e da liberdade de trazer à tona as verdades e singularidades do ser humano. Esta não visa a compreensão de apenas uma particularidade do ser, mas da integralidade desse ser por meio de esforços para favorecer a conexão profunda dessas particularidades, focando no todo do ser humano e no seu desenvolvimento nas mais variadas esferas de influência.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 12/08/2023
Alterado em 12/08/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários