https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos

NAS MAZELAS DA IMPUNIDADE

     As malícias na sua busca para se atingir a qualquer custo certos objetivos; e, de modo geral, toda corrupção humana nas suas variedades e versatilidades, se aperfeiçoaram de uma tal maneira que já não podemos afirmar que a maldade tem rosto, perfil ou estilo de se vestir. Muitas vezes, esta pode se esconder em aparências angelicais e de boa conversa, o que torna cada vez mais sutil a diferenciação entre o joio e o trigo. Até mesmo os detectores de mentira se perdem em alguns casos de indivíduos astutos e com ânsia de enganar com toda frieza, beirando o doentio e os extremos do absurdo no coração humano. Há falsos homens de justiça autorizados para aplicar leis aparentemente coerentes, embora cometam seus crimes e atrocidades nas sombras da impunidade que eles mesmos ornamentaram. Por outro lado, existe os verdadeiramente injustiçados: pessoas que infelizmente pagam por aquilo que nunca cometeram. Mas é no coração dos homens de bem, acreditando na ordem divina no seu clamor por justiça e sua soberania, que sua voz já chegou muito tempo aos céus. É claro que vivemos numa época de aperfeiçoamento técnico extraordinário para se detectar os mais diversos tipos de falcatruas e clandestinidades. No entanto, os meios de ludibriar as regras morais da sociedade- uma clara aposta na impunidade- também se aprimoraram assustadoramente, criando um cenário social profundamente degradante e lastimável. Nunca os sistemas de segurança geraram tanto lucro; enquanto isso, a cultura e a educação brasileira (bem como a de outros países) se pervertem a passos cada vez mais largos ao arrebanhar cada vez mais adeptos da desordem social de todos os dias. 

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/03/2024
Alterado em 13/03/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários