https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos

O SABER E A HUMILDADE

    O que busca e encontra conhecimento não vê sentido em se sentir o senhor de si; não se arroga, portanto, em ser o detentor do saber. Na verdade, reconhece que na sua busca incessante tem muito o que agregar, entender e discernir. Daí toda humildade que, em vez de torná-lo insignificante, o ajuda a ser uma pessoa ainda mais notável e sapiente justamente porque encara a vida sob as lentes da simplicidade que habita o seu ser e jamais sob a perspectiva de algo alheio e estranho a si mesmo. Já dizia Heidegger que toda a simplicidade guarda o enigma do que é grande e permanece. O singelo é o próprio ser que, na sua humildade, sempre se lança na tarefa primordial de ser. O exercício do conhecimento, seja ele de qual natureza for, é uma tomada profunda de consciência acerca da extensão e dos limites do próprio saber de si mesmo e das coisas que nos circunda e envolve. Um ser que sabe que nada ou quase nada sabe, para usar uma expressão de Sócrates e Platão, é aquele que nunca está fadado a certeza dos ignorantes que se acham sábios aos seus olhos; mas, sobretudo, é o que está aberto às novas descobertas dos amantes da sabedoria que jamais farão propagandas de seu conhecimento, até porque são excelentes na tarefa de reconhecer o que lhes falta: o que para eles pode ser  realmente edificante e enriquecedor.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 25/06/2024
Alterado em 25/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários