https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos

NA TRANSPARÊNCIA DA VERDADE

     Uma pessoa que age como se fosse a detentora da verdade, consegue apenas instaurar conflitos e opressões no mundo em que vive, até porque sabemos que não existe ser humano com qualidade ético-moral para ser o soberano de um saber absoluto, ou ser o senhor possuidor de uma verdade. Quem vive dessa forma prepotente se transforma num grande mentiroso e enganador, pois se tivesse o trabalho de se autoconhecer imediamente reconheceria a pequenez de seu ser em meio aos infinitos do descomhecido que redeiam os estreitos limites da existência humana. Não que não possamos saber sobre a reverberação da verdade e de dar testemunho dela. É até admirável quem assim de forma corajosa vive. Mas, para ser ainda mais interessante, podemos dar testemunho da verdade quando soubermos ser verdadeiros mediante o nosso modo de ser em face de outrem. Professar a verdade só tem sua legitimação quando ela está afinada e em harmonia com a nossa maneira de se relacionar com o nosso mundo circundante. De forma belíssima, Jean-Yves Leloup nos diz que: "Então, não se trata de possui a verdade, trata-se de ser verdadeiro. Isso é muito mais interessante. Entre duas pessoas que pretendem possuir a verdade haverá guerra. Entre duas pessoas que são verdadeiras, haverá um intercâmbio, uma partilha no nível da sinceridade e da profundidade".

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 29/07/2024
Alterado em 29/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários