https://ale.recantodasletras.com.br/
Poesias, ensaios e reflexões de Alessandro
O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. F. D.
Textos

RECONSIDERAÇÃO DA AUTENTICIDADE DO OUTRO

   Para quem vive nos limites da dor e do sofrimento, para quem está nos cumes do desespero, o moralismo jamais será a solução definitiva da existência humana, tampouco a resposta totalizante que diz respeito ao significado da vida.

   Na verdade, o ato da compreensão dos fenômenos da culpa, da angústia e dos mais diversos tipos e matizes de sofrimento na vida de um indivíduo, será sempre a abertura para o ser do ente humano.

  Tal abertura significa a possibilidade da fala, da escuta, do diálogo e da confiança, favorecendo a comunhão na sua chance aproximar as diferenças e firmar as individualidades.

 Já o preconceito é inquestionavelmente o posicionamento que bloqueia qualquer chance de aproximação de uma visão mais abrangente de um ser humano.

  Uma sociedade que instaura a marginalização dos seus indesejáveis produz uma cultura de criminalidade e injustiça social.

   Em contrapartida dessa perspectiva, o deixar o ser se manifestar na sua liberdade de fala facilita a aproximação de uma relação interpessoal profunda, saudável e edificante.

    Esse acesso ao incógnito, ao encoberto, aos segredos de outro ser só se dá quando a promoção de amizade de um é significativo para a disponibilidade do outro a qualquer desvelamenro de suas questões e de suas verdades pessoais.

  A solidariedade sempre começa mediante a reconsideração da existência de outrem na sua individuação e singularidade. E a única maneira de acessar outro indivíduo é através da reconsideração da autênticidade desse ser-aí que coloca sempre uma interpelação no face a face proveniente do diálogo.

   Enfim, é da consideração do caminho da alteridade que se chega ao respeito da própria individualidade do outro incluido na pluralidade do nós, individualidade essa que o torna tão distinto e único frente aos demais de seu meio social, de sua raça ou de sua espécie de um modo geral.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 22/11/2024
Alterado em 22/11/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários