https://ale.recantodasletras.com.br/

Poesias, ensaios e reflexões de  Alessandro

 

O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive.   F. D.



Textos

COMÉRCIO DE ILUSÕES E MENTIRAS

 Em nosso quotidiano somos todos cercados por um amálgama de mentiras e ilusões. Nos supermercados quase não temos boas escolhas para realizarmos compras saudáveis. Os alimentos naturais hoje em dia estão cada vez mais escassos (restritos apenas em lugares específicos, nem sempre acessíveis ao grande público), enquanto que os industrializados, os ultraprocessados, estão abarrotados nas prateleiras dos grandes ou pequenos comércios.

   Já nas escolas, as crianças e jovens nem sempre adiquirem conhecimentos que podem auxiliá-las a uma vida em sociedade através da ética e da cidadania, muito menos conhecimentos indispensáveis para uma cultura de alta qualidade e sofisticaçâo. Essa precariedade também se reflete em condutas de vandalismo, desrespeito e desinteresse pela leitura e por todo matiz de aprendizado.

  Nos hospitais, por sua vez, nem sempre existem todos os recursos disponíveis para facilitar a vida do cidadão por meio de uma saúde de excelência, faltando muitas vezes remédios e tratamentos que só um hospital de alto padrão pode ser encontrado.

    E podemos ir além na enumeração dos problemas que vivemos diariamente... as inseguranças nas ruas, a violência urbana, a influência avassaladora das potestades midiáticas no comportamento dos jovens e adultos, a pressa como sinônimo de eficiência e alta-produtividade, o mal-estar gerado pela desigualdade e pelo desemprego, eis alguns  exemplos que contribuem para criar um clima de caos e enganos sem precedentes, onde só o que tem valor é a humanidade de quem possui status e dinheiro!

     Viver em sociedade é um grande desafio. O que era para nos assegurar dos perigos da natureza e do mundo, se tornou o próprio estado de natureza que faz com que cada um viva numa guerra diária, numa busca alucinada e incessante, para se alcançar um mínimo que seja de dignidade. O nosso valor está pautado no ter, por isso pouco sabemos o que é ser. Só somos para os outros (daí toda a farsa de nossa civilização) se o nosso poder de compra é ilimitado para comprar vidas, corromper negócios, silenciar a justiça e impor ainda mais o peso esmagador do sistema na vida dos indivíduos alienados socialmente.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 10/08/2025
Alterado em 10/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras